Para decidir qual o tipo de acabamento que será utilizado, é necessário pensar em alguns fatores como: Qual o tipo de tecido? Quanto esse tecido desfia? Qual Será a frequência de uso? Como será o processo de lavagem? A costura ficará aparente?
Vamos contar pra vocês um pouco sobre oito tipos de acabamentos para costura para ajudar nessa decisão:
1- Picotar:
Utilize a tesoura de ziguezague para cortar a beirada do tecido. Se o tecido for rígido e leve o suficiente você pode cortar as duas beiradas juntas. Ah! Lembre-se de depois disso abrir as costuras com o ferro de passar.
2- Costurar e picotar:
Costure uma fileira pequena de pontos pequenos a 6mm de distância da borda da margem de costura. Feito isso, apare com a tesoura de ziguezague. Esse acabamento pode ser usado para dar um efeito picotado com menos probabilidade de desfiar o tecido.
3- Virar e costurar:
Primeiramente, você irá virar a borda da margem 3mm para baixo e passar. Depois costure ao longo da borda da dobra. Se você for utilizar tecidos difíceis ou com bordas curvas, a borda podre aumentar para 6mm, isso irá facilitar o processo. Utilize esse acabamento em tecidos leves como casacos sem forro, por exemplo.
4- Chulear à mão:
Usando a linha simples, dê os pontos de chuleio nas bordas da margem com cerca de 3mm de profundidade e 3mm de espaçamento sem esticar muito a linha. Você pode utilizar esse acabamento quando à máquina for inviável ou quando o chuleio manual for melhor. Costuma ser usado em bordas de lenço.
5- Acabamento em Ziguezague:
Você terá que regular o ponto da sua máquina em cerca de 1,5mm e costurar rente à borda da máquina de costura, sem com isso sobrepô-la. Esse acabamento é fácil de fazer, mas é bem eficiente e costuma sem usado em malhas.
6- Chuleio à máquina:
O regulamento da máquina será para o ponto de chuleio ou invisível. O bico do ponto de ziguezague precisa ficar sobre a borda do tecido. Se você for aplicar o ponto de chuleio, será necessário colocar o tecido para a direita da agulha, mas se você for aplicar o ponto invisível o tecido ficará para a esquerda.
7- Debruar com viés:
Para fazer esse acabamento, envolva a borda da margem com o viés dobrado e costure pela parte de cima na beira do viés para pegar também a parte inferior dele. Esse acabamento também é recomendado para costurar casacos sem forro.
8- Debruar com tule:
Para esse acabamento você terá que cortar as tiras de tule com a largura de 1,25cm. Depois dobre-as no sentido do comprimento deixando uma das partes maior que a outra. Feito isso envolva a borda da margem de costura com essa tira deixando a parte maior para baixo e costure pelo lado de cima na beira do debrum para pegar também a parte inferior. Como esse acabamento fica quase invisível, costuma ser usado em tecidos mais delicados.
Na Máquinas União você encontra os melhores e mais diferentes modelos de máquinas de costura e conta com peças de reposição de alta qualidade para todos os equipamentos. Confira!