Decidiu comprar uma máquina de costura, mas não sabe qual escolher? Adquirir um equipamento como esse é um processo que exige pesquisa e, sobretudo, conhecimento sobre suas próprias necessidades. Cada máquina desenvolve funções diferentes e saber a finalidade é um passo importante.
Quais são as suas necessidades?
Decida sobre o que você fará com o equipamento. Terá de colocar botões ou abrir casas? Os tecidos que usará são pesados ou precisam de acabamento para não desfiar? Quer fazer drapeado? Artesanato? E onde colocará a máquina? Há espaço para uma máquina com mesa, ou quer uma pequena para por no armário? Quanto pretende gastar?
Saiba exatamente como usará a máquina para conseguir fazer a escolha ideal. Alguns equipamentos executam vários tipos de pontos e têm diferentes regulagens, enquanto outros têm funcionalidades bastante limitadas.
Além disso, saber quanto tempo passará no aparelho é importante, pois alguns modelos, como portáteis, são mais indicados para costuras eventuais, uma ou duas vezes por semana. Quem costura diariamente precisa de um modelo mais confortável – maior – e mais robusto.
Máquinas de costura: Nova ou seminova?
Equipamentos novos, apesar de mais caros, vem com uma facilidade a mais: o suporte técnico. Na hora de comprar é importante ter ciência do quanto se quer gastar e da qualidade do equipamento para não pagar muito caro e nem ter um produto que não funciona como deveria. Pesquisar e se informar sobre o produto é importantíssimo para que o modelo escolhido atenda as necessidades.
Teste o equipamento
Além de conhecer suas próprias necessidades, testar e saber as especificações técnicas, é indispensável na hora de investir em um mecanismo como esse. Pergunte para quem conhece o modelo, tire dúvidas com o vendedor, entre em contato com a loja e tenha a certeza de que está fazendo a escolha certa. Mesmo máquinas com funções básicas, como as retas, têm peculiaridades que precisam ser levadas em consideração. Nas industriais e em alguns modelos domésticos, por exemplo, o tipo de agulha pode variar.
A escolha certa exige pesquisa e conhecimento sobre o tipo de material com o qual irá trabalhar. É importante conhecer os tecidos e pontos para cada tipo de trabalho e as funções dos equipamentos. Pesquisar preços, lojas e tirar dúvidas também são essenciais para optar por uma boa máquina. Pesquise e boa sorte!