Antes de darmos início a esse guia para abrir sua empresa de bordado, queremos deixar bem claro que esse documento serve apenas para esclarecer determinadas questões e dar um direcionamento para a pessoa que tem interesse de abrir sua empresa de bordado. Questões como: variáveis de mercado, como levantar as informações necessárias e os primeiros passos para empreender um negócio.
Antes de mergulharmos no assunto de como abrir uma empresa, nada melhor do que falar um pouco de maneira bem superficial acerca da história do bordado. Arte que faz parte da humanidade desde os tempos em que as agulhas eram feitas com ossos para costurar as vestimentas de nossos ancestrais há muitos e muitos anos atrás. Para você ter uma ideia de tempo, existem relatos que datam bordados de 30 mil anos atrás antes de Cristo.
Com o tempo, devido ao seu emprego, o bordado foi crescendo e ganhando modernidade e facilidade, tornando-se uma atividade atraente, mas foi somente no século XX que surgiu a primeira máquina de bordar, no entanto, as primeiras máquinas exigiam demais do bordador e, mais uma vez a tecnologia inovou e na década de 80 surgiram as bordadeiras eletrônicas.
Essas últimas já partiam da facilidade tecnológica propiciando um aumento da produção, mas sem exigir demais do bordador, por ser uma máquina eletrônica, as novas máquinas de bordar estão sempre prontas para as novas técnicas tecnológicas que vão surgindo dia após dia, tornando essa atividade muito lucrativa. E é por essa razão que nós da Máquina União traremos abaixo algumas dicas importantes para criar o seu negócio.
O mercado
O mercado para o bordado é muito grande devido a sua necessidade em diversos setores da sociedade. O bordado está presente nos enxovais, roupas de cama, mesa, banho e etc. Para se ter uma ideia é um setor que cresceu de maneira positiva entre 1998 a 2007 e que ainda continua crescendo, mesmo levando em consideração que os maiores produtores de bordado se encontram no sul e sudeste do país.
Segundo pesquisas elaboradas existe um número expressivo de geração de trabalho e de lucro para as indústrias ou empresas que abraçam essa atividade artística. No entanto, vale lembrar que, como em qualquer outro negócio, os ganhos são relativos ao tipo de divulgação e trabalho em cima de suas atividades, vale ressaltar que nenhuma empresa alcança sucesso do dia para a noite, o sucesso nada mais é que resultado de esforços, empenho e profissionalismo.
Estudos revelam que, as áreas de enxovais, roupas de cama e todo esse segmento, continua em crescimento e, hoje em dia, qualquer índice de crescimento é uma estatística para ser festejada. Esse fato se torna possível devido à proximidade do comerciante e do consumidor final. Além dessa possibilidade, empresas de bordados costumam ser contratadas por grandes empresas para que realizem determinados trabalhos ou marcações utilizando a identidade da empresa.
Podemos citar para ilustrar a procura por uniformes personalizados a base de bordados, isso sem mencionar a quantidade de acessórios que fazem uso do bordado, como por exemplo: bonés, uniformes, camisetas, toalhas e etc. O bordado é uma arte milenar que, mesmo com tantos avanços não perdeu sua identidade, pelo contrário, ganhou parceira tecnológica para se manter viva nos dias de hoje.
Localização da empresa
Uma das grandes preocupações de quem desejar abrir seu negócio é o local onde o negócio será montado. Um ponto de extrema importância já que o local pode destacar ou não sua empresa. Por isso, nada melhor do que dar atenção para locações com mais movimento como: avenidas, praças de alimentação, regiões centrais ou até mesmo shopping centeres.
No entanto, alugueis em locais de tanta rotativa costumam exceder as possibilidades e o novo empreendedor pode até mesmo desistir do negócio, porém, vale lembrar que, o sucesso de sua empresa depende exclusivamente de seu posicionamento, por exemplo, digamos que abriu seu negócio em sua garagem, um bom lugar para começar, você não precisará se preocupar com o valor do aluguel, um bom começo, entretanto terá que se preocupar com a sinalização.
Invista um pouco de seu tempo para levantar o seu ponto, falando com as amigas sobre o seu trabalho, utilize a tecnologia e redes sociais para divulgar seu trabalho, criando anúncios ou descontos para atrair o cliente para que conheça seus produtos. E, em nenhum momento esqueça que o seu sucesso depende exclusivamente do tamanho de sua rede de contatos e da sinalização, claro, hoje em dia as leis sobre placas são rígidas em determinados estados, entretanto, você pode utilizar outras formas de chamar atenção para sua atividade.
Encargos e exigências
Bom, se você está lendo esse texto é por que deseja abrir sua empresa de maneira correta, quer que seu negócio cresça, que possa incluir funcionários e começar a trabalhar para si. Bom, um dos primeiros passos para um trabalho de sucesso é abrir sua empresa de maneira correta, seja uma microempresa ou médio porte, não importa, desde que, trabalhe corretamente dentro das leis dos estados.
Devido a quantidade de encargos e obrigações para o funcionamento de uma empresa, o mais indicado ao novo empreendedor é que procure pelos conhecimentos de uma empresa de contabilidade, profissionais qualificados que poderão dar todo suporte e conhecimento necessário para que a sua futura empresa funcione de maneira correta pagando todos seus impostos e encargos de funcionamento. Isso sem mencionar, caso tenha funcionários, os deveres da empresa aos seus profissionais.
Sobre as instalações
Outro ponto importante é o espaço que precisa para realizar seu trabalho, levando em consideração o tamanho da máquina de bordar, você precisará de um espaço de 30m2 a 50m2, esse espaço deve compreender sua produção estimada, instalação de equipamentos e o fluxo do trabalho. Além da área operacional, é necessário reservar um espaço para que funcione o escritório da empresa, um banheiro e outro espaço para armazenamento de produtos.
Agora, caso a empresa seja montada dentro de um shopping, o tamanho da estrutura pode ser reduzido já que não é necessário dispor de banheiros ou de depósitos para produtos acabados.
Pessoal
Outro ponto importante para um empreendimento de sucesso é a qualidade do pessoal que terá como aliada em sua empresa. Devem ser profissionais e trabalharem de maneira correta para um maior aproveitamento de material e sucesso. Digamos que, você tenciona iniciar suas atividades mas tenciona ser o único trabalhador.
Tudo bem que nos primeiros meses de seu empreendimento, os ganhos possam ser menores do que os esperados, mesmo assim, existe uma necessidade de ter uma outra pessoa para outras atividades para que não se sobrecarregue, como por exemplo: alguém de boa aparência e que mantenha um bom relacionamento com seus possíveis clientes, alguém que passe confiança para o cliente. Também é necessário um caixa ou alguém que possa desenvolver as duas funções.
Sobre o equipamento
Eis um ponto essencial e importante para o sucesso de seu empreendimento, o equipamento. Você precisará de uma máquina semiprofissional ou profissional. Esse tipo de máquinas é importante devido ao porte de funcionamento, geralmente máquinas caseiras não são apropriadas para uma utilização em demasia.
Já as industriais ou semi foram feitas justamente para funcionarem por um tempo maior, ou seja, podem ficar ligadas e operantes durante vários dias e por muitas horas, sem perder na qualidade da finalização das peças.
Estoque
Controle de estoque é importante para o funcionamento da empresa, você não pode estocar demais e nem de menos, por isso a necessidade de um controle para que tudo esteja devidamente equilibrado. Algumas empresas mantem um rigoroso controle de estoque para que a falta de algum material não afete na produção de novas peças.
Todo material deve ser relacionado e controlado, desde linhas, peças, cores e etc. Não é recomendado um grande estoque de produtos devido as tendências de moda, por exemplo, digamos que hoje o amarelo está em alta, amanhã poderá não estar e o que você vai fazer com uma cor que não tem tanta procura?
Outro ponto importante e recomendável é trabalhar com produtos de boa qualidade, com certeza valorizarão ainda mais seu trabalho. Qualidade e trabalhos bem feito não ganham apenas os clientes como também atraem novos clientes, por isso os trabalhos devem ser realizados com qualidade e sempre com um ótimo atendimento.
Organização da produção
Todo trabalho precisa ser organizado para funcionar de maneira correta. Esse tipo de organização para os bordados não é uma das tarefas mais difíceis, entretanto, necessitam cuidado e atenção:
- Recepcionar o cliente informando os produtos e os bordados disponíveis;
- O cliente escolhe o tipo de bordado, em qual peça e o local onde será aplicado;
- Após a definição acima, vem o orçamento e aprovação do cliente, neste momento pode existir uma possibilidade de negociação;
- Depois do orçamento aprovado é o momento da confecção da peça;
- Logo em seguida a entrega, o pagamento e sempre a satisfação do cliente, esse é um ponto de suma importância, o cliente sempre estar satisfeito com o trabalho.
Automação
Para qualquer tipo de empreendimento, é fundamental um computador para automação do trabalho, sem um software de cadastro, de entrada e saída de produto, controle de estoque, a recém-formada empresa pode, no decorrer de suas atividades acabar se desorganizando no quesito digital. Por isso a necessidade de um computador para cadastro e organização do trabalho da empresa. Este sistema pode organizar as entregas, catálogos de clientes e etc.
Canais de distribuição
Os canais de distribuição seriam a forma de como os produtos são realizados, sendo ao consumidor final ou para estabelecimentos comerciais. Os canais básicos costumam ser o de venda direta, os indiretos, vendas realizadas por encomenda e as vendas pela internet, um mercado que vem crescendo em larga escala e que precisa ter uma atenção especial.
Investimento
O investimento estimado para montar uma empresa de bordados a máquina, de porte
médio, deverá girar em torno do que segue abaixo:
Área operacional / Prestação de serviços
- Máquina de bordar – 2 – R$ 25.000,00
- Acessórios para máquinas de bordar – diversos – R$ 600,00
- Agulhas para máquina de bordar – diversas – R$ 500,00
- Kit Bastidores para máquina de bordar – 4 – R$ 6.000,00
- Cartões de memória de bordados – 10 – R$ 1.600,00
- Colocador de agulhas – diversos – R$ 80,00
- Impressora ECF – 1 – R$ 1.250,00
- Matrizes de bordados – 300 – R$ 1.500,00
- Mesa para apoio / gabinete – 2 – R$ 900,00
- Software para automação da máquina de bordar – 1 – R$ 2.100,00
- Kit Tesouras – 2 – R$ 300,00
- Microcomputador – 2 – R$ 2.600,00
- Impressora a laser – 1 – R$ 700,00
- Mesa – 2 – R$ 500,00
- Cadeiras – 4 – R$ 600,00
- Arquivo – 1 – R$ 400,00
- Telefone – 2 – R$ 100,00
- Acesso à internet – 01 – R$ 150,00 / mês
Canais de Distribuição / Investimento / Capital de Giro
Total do investimento – R$ 44.880,00.
Observações:
- Não estão considerados os gastos relativos à aquisição ou reforma do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado.
- Nos valores acima não está previsto a aquisição de matéria-prima inicial, pois esse gasto irá depender da área de atuação da empresa de bordados a máquina e público alvo.
- Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.
Capital de giro
O Capital de Giro é uma reserva financeira para a empresa utilizar nas oscilações de caixa, ou seja, é um recurso financeiro para garantir que o negócio continue fluindo, esse quantia imobilizada pode estar em poder de algum banco. Esse capital de giro pode ser organizado pela empresa com prazos médios, prazos médios concedidos a clientes ou de estocagem e, quanto maiores prazos para clientes e estocados , maior deverá ser o capital de giro. Desta maneira, estar de olho nos prazos de seus clientes ou estocados pode garantir uma melhora no capital da empresa.
Também temos os prazos médios recebidos de fornecedores, prazos médios de estocagem e se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão. Nesse segmento, normalmente a necessidade de capital de giro a variar na ordem de 40% a 80% do investimento total.
Custos
Os custos nada mais são que os valores de seus serviços que devem compreender seus gastos, como: água, luz, telefone, aluguel, honorários profissionais, despesas comerciais, matéria-prima, depreciação de maquinário e instalações. Todos os cuidados com a administração e redução de custo podem garantir o sucesso ou não de seu negócio. Por isso é necessário ter um controle sobre todas suas contas, sejam elas passivas ou ativas. E levar em consideração que, quanto menor o custo, maior os ganhos, porém, vale lembrar que a qualidade de seu trabalho é que poderá fazer a diferença. Agora veja abaixo uma estimativa de valores para abrir sua empresa de bordados:
- Salários, comissões (caso a remuneração de serviço de colaboradores seja feita com base em desempenho) e encargos: – R$ 1.900,00;
- Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 450,00;
- Aluguel, taxa de condomínio,
segurança: R$ 1.000,00; - Água, luz, telefone e acesso a internet: R$ 150,00;
- Manutenção de software: R$ 100,00;
- Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários: R$ 100,00;
- Recursos para manutenções corretivas e preventivas de
maquinários, equipamentos e instalações: R$ 300,00; - Valores para quitar possíveis financiamentos de equipamentos e mobiliários: R$ 900,00;
- Propaganda e publicidade da empresa: R$ 500,00.
O empreendedor no início de seus negócios deve priorizar todos os ganhos e gastos envolvidos, criando um plano de negócios com despesas e custos, sempre buscando por alternativas para minimizar essas duas variáveis mas sem comprometer o desempenho comercial do negócio.
Agregando valores
O novo empreendedor deve estar sempre atento para as tendências da moda, como sabemos, a cada estação existem novas cores sendo usadas, como também, novos acessórios, roupas e etc, por isso a necessidade de estar sempre atento para conquistar e manter seus clientes.
Uma boa dica para os empreendedores que precisam inovar ou melhorar as novas tendências é adquirir softwares que permitam uma revisitada e alterações em determinados modelos. Ou que permita que o cliente traga suas próprias ideias de bordado, uma máquina que permite a inserção de um desenho pode garantir um cliente feliz que com certeza trará outros para sua empresa.
Uma outra forma de agregar valor ao seu trabalho é a personalização de uniformes, jalecos, aventais, enxovais e etc, geralmente esse tipo de produto costuma vir em grandes quantidades o que pode trazer ótimos ganhos para a empresa, no entanto, você precisará trabalhar uma parte muito importante de sua empresa para conseguir chamar atenção do público.
Divulgando
A divulgação pode ser o grande diferencial para o sucesso de sua empresa, ainda mais nos dias de hoje que divulgar se tornou algo muito fácil. No entanto, o boca-a-boca jamais deve ser desprezado e por isso, nada melhor do que investir em cartões de visita, folders e flyers para uma maior proximidade com seu cliente.
Mas uma das grandes ferramentas que podem lhe trazer grande exposição é a divulgação junto da internet, através de site, blogs ou redes sociais. Outro fator muito importante e que deve ser trazido a pauta é a possibilidade de levar seu negócio online, atualmente muitas pessoas tem realizado compras online.
E para isso, você precisa estar preparado para investir nesse campo, claro que, de início e com a verba limitada não é possível investir em sites e-commerces devido ao valor de sua construção, porém, existem ferramentas que possibilitam esse tipo de comércio.
Informações tributárias e fiscais
O segmento de BORDADO À MÁQUINA, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 1340-5/99 como a atividade de exploração de serviços de acabamentos não especificados anteriormente em fios, tecidos e artigos têxteis, inclusive peças do vestuário, realizados sob contrato, poderá optar pelo SIMPLES Nacional – Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.
Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/):
- IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
- CSLL (contribuição social sobre o lucro);
- PIS (programa de integração social);
- COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
- ISSQN (imposto sobre serviços de qualquer natureza);
- INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).
Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 6% a 17,42%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.
Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.
Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual). Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 – Anexo XIII (www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm).
Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:
I) Sem empregado
- 5% do salário mínimo vigente – a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
- R$ 5,00 a título de ISS – Imposto sobre serviço de qualquer natureza.
II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de
um salário mínimo ou piso da categoria) O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
- Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
- Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.
Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL. Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.
Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN – Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.
Eventos:
FENIT – Feira Internacional de Tecelagem. Disponível em: www.fenit.com.br
COUROMODA – Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro. Disponível em: www.couromoda.com
FEIMACO – Feira de Maquinário para a Indústria e Componentes. Disponível em:www.feimaco.com.br
Feira Internacional do Setor Infanto-Juvenil e Bebê. Disponível em: www.fit016.com.br
MAQTÊXTIL – Evento Internacional Têxtil, Tecnologia e Máquinas. Disponível em: www.maqtextil.com.br
Curso de Costureiro Industrial Polivalente. Disponível em: www.sp.senai.br/vestuario
FIMEC – Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes. Disponível em: www.fimec.com.br
TECNOTÊXTIL – Feira de Tecnologias para a Indústria Têxtil. Disponível em: www.tecnotextilbrasil.com.br
Entidades em Geral
ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. Disponível em: www.abit.org.br
ABRAMACO – Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Máquinas para Costura Industrial, Componentes, Acessórios e Sistemas. Disponível em: www.abramaco.org.br
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: www.abnt.org.br
Normas Técnicas
As normas técnicas estabelecem requisitos de qualidade, de desempenho, de segurança (seja no fornecimento de algo, no seu uso ou mesmo na sua destinação final), mas também podem estabelecer procedimentos, padronizar formas, dimensões, tipos, usos, fixar classificações ou terminologias e glossários, definir a maneira de medir ou determinar as características, como os métodos de ensaio, sendo de uso voluntário utilizado como importantes referências para o mercado. As normas técnicas são publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Em pesquisa no website da entidade (www.abnt.org.br) revelou a seguinte norma aplicável aos serviços de bordados, somente quanto aos símbolos de cuidado, para conservação de artigos têxteis, citada abaixo: – NBR8719 – Estabelece os símbolos de cuidado para conservação de artigos têxteis. Estes símbolos são colocados diretamente nestes artigos ou na etiqueta. Prescreve os símbolos de cuidado relativos aos seguintes processos: lavagem, alvejamento à base de cloro, secagem, passadoria a ferro e limpeza a seco. ABNT NBR 8428:1984 – Condicionamento de materiais têxteis para ensaios Substituída pela ABNT NBR ISO 139:2008 – Têxteis – Atmosferas-padrão para condicionamento e ensaio.
Algumas dicas sobre Negócios
Antes de começar a trilhar por esse caminho, o empreendedor precisa ter plena consciência que para alcançar o sucesso precisa estar sempre atento para as novas tendências da moda, caso contrário, poderá não atrair clientes para seu negócio.
Um dos pontos mais importantes que devem ser focados para o novo empreendedor é a qualidade, seja dos seus serviços ou de seu atendimento. É de suma importância que seus serviços sejam de qualidade e muito bem feitos para atrair muitos outros clientes, lembre-se do que já foi mencionado: a propaganda boca-a-boca pode atrair muito mais clientes.
Outro ponto que pode ajudar para uma carteira de clientes é criar maneiras de fidelizar seus clientes, ações de pós-venda, comunicação de novos serviços, brindes, novos produtos em oferta e etc.
Tanto o empreendedor quanto seus funcionários devem estar sempre em constante aperfeiçoamento, estar presente em feiras, eventos e tudo que estiver relacionado com o ramo de atividade da empresa.
Esteja atento para valores e para cursos que poderão ser feitos para seus funcionários, geralmente os fabricantes desse tipo de máquina costumam oferecer cursos para aprender o funcionamento para uma melhor produção e rendimento.
Características
O empreendedor de uma empresa de bordados a máquina deve ter algumas
características básicas, tais como:
- Ter conhecimento específico sobre bordados e moda em geral. Este conhecimento poderá ser adquirido com a participação em cursos sobre bordados, cursos com designers de moda, eventos de moda, dentre outros;
- Este conhecimento requer habilidades para inserir-se nas tendências de moda, e reconhecimento de tendências de vestes pessoais, enxovais, que possam ser atraentes aos olhos e gosto dos consumidores, com intuito de elevar a qualidade de suas mercadorias perante seus clientes;
- Estar amparado nas tendências de mercado, ser capaz de elaborar mostruário que desperte a atenção dos clientes, apresentar sugestões de utilização de bordados em peças de roupas ou acessórios, por isso se torna necessário conhecer regras de embelezamento tanto feminino quanto masculino, em especial os de seu público alvo;
- Ser uma pessoa que sempre busca melhorar o nível de seu negócio, tanto com a participação em cursos específicos de bordados em geral, quanto de gestão empresarial, pois não basta ter conhecimento de bordados é necessário também estar preparado para gerir o seu empreendimento;
- Ter habilidade no tratamento com pessoas tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim com todos que de forma direta ou indireta tenha ligação com a empresa;
- Ser empreendedor com visão prospectiva, ou seja, atuar com antecipação de tendências, ter visão de futuro no que tange o interesse de consumo, além de estar sempre antenado com as inovações de mercado;
- Além destas características acima listadas o empresário da área de bordados a máquina tem que ser uma pessoa extremamente criativa, sempre com capacidade de sugerir ou mesmo criar formas inovadoras de uso de peças customizadas por bordados, perante o seu público alvo, tendo como foco e objetivo de estar sempre a frente de seus concorrentes. As características indicadas são apenas direcionamentos, isto não quer dizer que um empreendedor que talvez não se sinta com tais características tenha que desistir de investir neste novo negócio.
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