
A máquina de costura foi uma invenção que revolucionou a humanidade. Dando autonomia financeira para muitas mulheres em uma época em que as mulheres não tinham nenhum papel na sociedade, ela transformou o que era uma tarefa difícil e demorada em algo extremamente prático e rápido. Com o tempo, o acesso a roupas de alfaiataria, que era algo concedido somente a nobreza, foi se tornando acessível a toda sociedade.
Dessa forma, ela se tornou algo que influenciou nos papéis sociais e econômicos das pessoas em todo o mundo. Começando por máquinas de pedal, as máquinas foram evoluindo até chegarem nos modelos industriais eletrônicos de primeira linha que temos no mercado. E até hoje ela vem facilitando o acesso à renda e a roupas de qualidade por um valor acessível. O que poucos sabem é a forma que funciona a máquina de costura, por isso, fizemos este texto explicando brevemente seu funcionamento.
Funcionamento
O motor elétrico da máquina fica conectado a uma pólia motora por uma correia de acionamento. A pólia se movimenta o longo eixo de acionamento superior, este, é conectado a diversos elementos mecânicos diferentes um do outro. A ponta do eixo gira uma manivela, a manivela puxa a barra da agulha para cima e para baixo. O tensionador se move em sincronia com a barra de agulhas, descendo para reproduzir uma folga suficiente de modo que uma volta seja formada abaixo do tecido. Em seguida, o braço sobe para tensionar o laço depois que ele é liberado pelo gancho de engate.
Na parte de cima da máquina, tem um carretel, do qual a linha sai, passando pelo braço de tensão e um disco de tensão. Girando o disco, a costureira pode regular a tensão da linha fornecida à agulha. A tensão precisa ser maior quando o tecido que estiver sendo costurado for mais fino, e menor quando o tecido for mais grosso.
A correia que aciona o eixo de acionamento inferior é o primeiro elemento encontrado ao longo do eixo superior. A extremidade do eixo inferior é conectada a um conjunto de engrenagens em formato de cone que em conjunto acionam o conjunto de ganchos de engate. O eixo de acionamento inferior aciona, também, as articulações responsáveis por movimentar o mecanismo de alimentação. O motor é controlado por um pedal, ele permite que a costureira controle a velocidade. O pedal, ao ser pressionado, acelera o motor, que por sua vez, acelera todos os processos na mesma proporção.
Conclusão
É basicamente assim que se funciona uma máquina de costura, vemos ser um processo complexo e composto por muitas partes. Também se pode observar que é um processo totalmente interligado entre si. Com tantos anos de evolução, as máquinas chegaram a um ponto onde oferecem total conforto e agilidade a quem a está usando. Algumas nem possuem pedal, todo o controle é feito manualmente. Agora que você sabe como funciona uma máquina de costura, você pode se sentir mais confiante para usar a sua.