Como escolher sua máquina de costura

Como escolher sua máquina de costura

A situação econômica do país não está uma das melhores, parece que a crise vai demorar um pouco para sair de cena. Geralmente, são nessas situações que acabamos transformando nossos hobbies em fonte de renda e, nenhum outro pode ser tão rentável quanto costurar, afinal de contas, roupas são necessárias e um conserto sai bem mais barato do que comprar uma peça nova, não é verdade?

Pois bem, digamos que você sempre gostou de costurar e agora é o momento de arregaçar as mangas e começar a costurar para fora. O primeiro passo você já deu, que é decidir em começar, agora só falta o passo dois que seria, comprar a máquina ideal de costura que lhe proporcionará realizar seus trabalhos.

Em um mercado onde existem diversos tipos de máquinas, nós da Máquinas União, decidimos criar este artigo para dar algumas dicas para você que deseja comprar sua primeira máquina de costura, dicas importantes para não correr o risco de comprar um utensilio que poderá lhe dar dores de cabeça. Vamos lá?

Em que nível de costura você está?

Antes de sair comprando qualquer máquina, é preciso se avaliar em qual estágio de costureira que está, por exemplo, se você está começando agora neste mundo da costura, uma máquina com uma gama enorme de recursos, poderá atrapalhar mais do que ajudar, afinal de contas, alguns recursos poderão não ser utilizados de maneira viável.

As profissionais também não são uma opção a ser levada em consideração, justamente por serem máquinas mais potentes, exigem um conhecimento e experiência, não que você não possa atingir esse nível com o tempo, claro que não, não estamos desmerecendo, pelo contrário, estamos apenas deixando claro que uma máquina mais simples pode ajudar a chegar em outros tipos de máquinas.

Um vasto mercado

No mercado de máquinas existem uma infinidade de aparelhos que contam com um preço acessível que lhe permitirão realizar diversos trabalhos, lembre-se que está começando e que muitas coisas podem acontecer durante o seu percurso durante esse caminho de costureira, por isso, nada melhor do que investir baixo no início para depois, investir em um maquinário mais sofisticado e com recursos que poderá saber utilizar.

Que tipo de trabalho vou executar?

Antes de comprar a sua primeira máquina, pense a respeito sobre o que deseja fazer com sua nova aquisição, algumas máquinas funcionam melhor com determinados tipos de serviços, por isso, nada melhor do que pesquisar e se perguntar: quero uma máquina que costure em camadas? Quero fazer consertos em couro? Quero pontos decorativos? Vou trabalhar com consertos de Jeans?

Essas perguntas são essenciais para a escolha da máquina ideal para seu trabalho, por isso, antes de sair por aí comprando a primeira máquina que vê, procure por profissionais especializados que possa tirar algumas dúvidas e ainda dar dicas para um melhor investimento. Nós da Máquina União teremos o maior prazer de atende-las da melhor maneira possível.

Quatro tipos de máquinas:

Máquina de costura doméstica: como o próprio nome já diz, é uma máquina destinada a trabalhos caseiros, no entanto, algumas máquinas caseiras admitem pregar elásticos finos, caseado, pontos decorativos, bordar letras, aguentar camadas mais grossas e até mesmo, pontos de overloque. Costuram reto e ainda comportam duas agulhas. No mercado existem diversos tipos de máquinas de costura, porém, as mais conhecidas são a Elgin e Singer. Outro detalhe importantíssimo que deve ser levado em consideração é aquela pergunta: para que quero uma máquina? Por exemplo, se vai trabalhar pouco e fazer pequenos consertos, a máquina doméstica é ideal, agora, se vai trabalhar durante longas horas e ainda de maneira intensa. Elas não são recomendadas.

Máquinas de costura portáteis: Podemos dizer que essas máquinas foram inspiradas nas máquinas de costura domésticas, no entanto, as portáteis são muito mais leves e não contam com a mesa sob elas. E, caso achem esse tipo de máquina inferior, acreditem, ela cumpre o seu papel. Muitas máquinas portáteis contam com cortador de fio automático, enchedor de bobina automático, passador de linha, entre outros detalhes das domésticas. Esse é um tipo de máquina que é indicado tanto para a iniciante quanto para a profissional. Apesar de parecer uma máquina de brinquedo, as máquinas de costura portáteis não deixam nada a desejar.

Máquinas de Costura Overlock: Esse tipo de máquina é ideal para acabamento, mas também pode-se costurar com elas, algo que é possível devido ao seu ponto profissional. Além disso, corta o tecido para evitar que o mesmo desfie, isso sem mencionar que a quantidade de pontos por minutos de uma máquina como esta pode chegar a mais de mil, além de costurar com dois fios, um no looper e outra na agulha.

Máquinas de Costura Reta Industrial: são máquinas mais fortes e rápidas, porém, necessitam de um espaço maior devido ao seu porte, devido a essa força, esse tipo de máquina costura jeans, couro, lona e várias camadas de tecidos. Normalmente só contam com ponto reto, mas alguns modelos contam com o zigue-zague.

Nós da Máquina União, conhecemos sobre máquinas e caso tenha interesse em conhecer nossa linha, entre em contato conosco e teremos a maior satisfação de indicar a melhor máquina para a sua necessidade e, antes de encerrarmos, outro ponto extremamente importante que deve ser levado em consideração na compra da primeira máquina, é certificar-se que em sua região ou nas proximidades, contem com uma autorizada para alguma eventualidade.

Comentários

Perguntas realizadas para: "Como escolher sua máquina de costura"

  Mostrar Comentários

Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *