Apesar da quantidade de diferentes modelos e marcas de máquinas de costura, muitas delas, principalmente as domésticas trabalham com motores de corrente alternada. Com o passar do tempo é comum que depósitos de carbono se formem em seu interior, causando problemas como: superaquecimento, resistência ou desligamento.
Uma solução para esse problema é ligar o motor em velocidade máxima para que o carbono queime e se derreta, não precisará de muitas horas para isso acontecer, apenas alguns minutos. Agora, caso isso não traga resultados positivos, você precisará agir de outra maneira. E caso for a sua situação, nós da Máquinas União trazemos algumas dicas.
Primeiro
Desligue a máquina da tomada e usando uma chave de fenda, remova as tampas, tanto do topo, quando do volante e da base. Afrouxe-se os parafusos ou cavilhas que seguram o motor. Afrouxe também os parafusos fixados na polia e separe o resto da máquina. Guarde os parafusos para que possa devolvê-los em seus devidos lugares. Remova o aliviador e se o fio estiver preso por uma anilha de metal, deixe-o e remova as cavilhas da carcaça para que fiquem em duas partes.
Segundo
Desaperte as tampas de carbono e logo em seguida remova a mola e as escovas de carbono embaixo, remova a outra parte da carcaça tirando as duas porcas que prendem a bobina de papel. Com cuidado, puxe a bobina, solte o rotor e tire a armação do centro. Tire as arruelas ao longo da armação e coloque-as em um pedaço de papel, prestando atenção na ordem em que foi desmontando.
Terceiro
Limpe os contatos a base de cobre do coletor da armação colocando uma furadeira de mão. Ligue e lixe o coletor com a lixa grão 440. Use a lixa grão 1500 depois até que o cobre esteja brilhante. Não toque na armação, caso contrário deixará marcas.
Quarto
Antes de colocar todas as peças em seus devidos lugares, nada melhor que mergulhar os parafusos e cavilhas em água ensaboada, para as escovas carbono utilize álcool. E de os primeiros passos para a armação da carcaça, coloque a bobina com a escova no lugar e depois deixe a fiação elétrica virada na direção da saída de carcaça.
Quinto
Coloque a outra parte da traseira da carcaça que consiste em polia e porcas, quando a remontagem estiver pronta, basta girar a polia do motor à mão. Ela vai girar facilmente, mesmo assim coloque uma gota de óleo para máquinas em cada extremidade, coloque no eixo perto da bucha um pouco mais de óleo, tire o excesso. Antes de testar o motor, nada mais indicado que: girar a máquina e agitar o motor algumas vezes.
O motor da minha máquina de overloque ao ligar faz um barulho de iniciar mas não inicia a rotação.
o motor é um de marca TAIDO mod. TD-DOL-12H (de 400Watts 2P)
3450RPM
Agradeço alguma ajuda se possível (11 98169-2028)