Antes da invenção da máquina de costura todo o processo de unir os tecidos era manual. O que demandava mais tempo e muita mão de obra. Uma mesma peça podia envolver várias costureiras. Tendo em vista essas limitações, começaram a serem pensadas algumas alternativas para essa produção.
O início da história das máquinas de costura data de 1775, quando foi registrada a primeira patente que fazia referências às funções de uma máquina para unir tecidos. No entanto, esse projeto nunca foi encontrado e não há provas concretas de que ele tenha existido. No período da revolução industrial, houve um aumento no número de máquinas em geral, inclusive das que fabricavam tecidos. Sendo assim, a costura precisava acompanhar esse processo.
Apenas em 1830, o alfaiate francês Barthelemy Thimonnier patenteou uma máquina de costura com funcionamento comprovado. Seu uso era industrial e vários trabalhadores do ramo desaprovaram a utilização dela. Pouco tempo após a criação, foi organizado um motim que destruiu a máquina. Alguns anos depois, os americanos Walter Hunt e Elias Howe também desenvolveram aparelhos para costura, mas todos bastante limitados. Hunt, por exemplo, nem chegou a patenteá-lo temendo uma nova revolta dos funcionários da costura.
Em 1851, o também americano Isaac Merrit Singer patenteou a primeira máquina de costura de uso doméstico e possuía melhores propagandas e assistências técnicas, encobrindo a máquina de Howe. Singer perdeu um pleito judicial apresentado por Howe por violar propriedade industrial, mas sua companhia já havia se estabelecido muito bem e estava à frente. Singer patenteou 20 melhoramentos nas máquinas de costura, entre eles o pedal de acionamento e a alientação das rodas.
A máquina de costura faz parte do contexto maquinário da Revolução industrial que por um lado tirou o emprego de alguns trabalhadores no início, mas contribuiu com a evolução da produção e do comércio. Hoje as máquinas são acessíveis e além das fábricas, são muito usadas também por costureiras facilitando o trabalho.
Na Máquinas União você encontra os melhores e mais variados modelos de máquinas de costura além de contar com peças de reposição de alta qualidade para todos nossos equipamentos. Confira nossas máquinas e torne ainda melhor cada momento da sua costura!