Muitas pessoas acham curioso ver o termo “garimpo” associado à confecção; antigamente o mesmo era utilizado quase que única e exclusivamente para designar o processo de extração de minérios em sua forma bruta.
Hoje em dia, no entanto, tal termo adquiriu um sentido mais amplo, sendo utilizado com considerável frequência para descrever o processo de encontrar o excepcional no meio do convencional. Por esse motivo, hoje não é incomum encontrar pessoas que dizem ser “garimpeiros” de restaurantes, hotéis e até de experiências.
Falando especificamente do setor têxtil, o garimpo é feito com a intenção de se encontrar novos fornecedores, materiais e, principalmente, ofertas e oportunidades.
POR QUE DEVO GARIMPAR?
Muitas pessoas relutam em “garimpar” por acreditar que os benefícios desse processo serão pequenos se comparados ao trabalho que ele dará. Isso, contudo, é uma crença equivocada; o garimpo de fornecedores e matéria prima é capaz de trazer benefícios expressivos para aqueles que tem a paciência de fazê-lo.
Sem dúvida, o mercado moderno está cada vez mais competitivo e acirrado; a maior parte das empresas trabalham, hoje, com uma margem de lucro pequena, para manter o preço de seus produtos baixo e não perder competitividade, de forma que o “garimpo” tem se apresentado como uma estratégia viável para contornar essa situação.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios do garimpo:
ECONOMIA: Para uma confecção o garimpo de matéria prima e fornecedores oferece um alto potencial de economia. De fato, por meio do garimpo é possível encontrar novos fornecedores, que sejam capazes de lhe oferecer outros tipos de produtos e/ou preços mais competitivos, que permitam que haja uma redução do custo operacional de sua empresa.
MAIOR ESTABILIDADE PRODUTIVA: Ao garimpar você estará aumentando o seu conhecimento de mercado e o leque de fornecedores disponível. Com isso, existe um risco menor de que um determinado fornecedor venha a lhe causar problemas, como por exemplo rupturas em sua cadeia produtiva. Para fins ilustrativos, imagine que você está habituado a comprar tecido de um determinado fornecedor, porém em determinado mês esse fornecedor se vê incapacitado de lhe auxiliar. Se você não conhecer outros fornecedores, ficará dependente daquele que lhe deixou na mão, porém se você tiver diversas opções de fornecedores , será capaz de encontrar saídas distintas para a situação
COMO GARIMPAR DE MANEIRA EFICIENTE?
No passado, era preciso ir de loja em loja para garimpar produtos e fornecedores. Hoje, no entanto, esse processo é consideravelmente mais simples em função da internet e das redes sociais; se você deseja encontrar novos produtos, fornecedores e/ou ofertas, basta ir acessar a internet e pronto, o mundo está em suas mãos – muitos sites, inclusive, não apenas lhe mostram ofertas, mas também permitem que você navegue por elas como bem entender, utilizando uma série de filtros de pesquisa, que ajudam a organizar os resultados de acordo com uma série de variáveis, como por exemplo menor preço, proximidade geográfica, dentre outros.
ATENÇÃO: GARIMPAR É APENAS METADE DO PROCESSO
Garimpar produtos, fornecedores e ofertas é fundamental no dias de hoje. Ainda assim, pode-se dizer que isso é apenas “metade do processo”.
Sem dúvida, para ter sucesso no mercado moderno é preciso ofertar um bom produto. Para tanto, não basta apenas selecionar bons fornecedores e garantir a compra de matéria prima adequada; na confecção, assim como em diversos outros ramos, a qualidade de seu produto irá depender diretamente das ferramentas que você utiliza em seu desenvolvimento.
Se você deseja ter sucesso mercadológico, portanto, procure entrar em contato com a Máquinas União, uma empresa que está no mercado há mais de 40 anos,e descubra de que forma ela pode lhe ajudar a vencer no mercado.