A alfaiataria consiste na criação e reparação de roupas, de forma artesanal e sob medida, exclusivamente de acordo com as medidas e preferências de cada um, sem uso padronizado de numerações.
Nós da Máquinas União separamos algumas dicas para você se tornar um alfaiate, os pré-requisitos não são tão exigentes, embora demandem habilidade.
5 dicas para se tornar um(a) alfaiate
- Considere um curso universitário: Você não precisa, de fato, ter um diploma universitário para se tornar um alfaiate, porém, algumas aulas de moda e design oferecidas na faculdade podem ser muito interessantes para aperfeiçoamento da sua carreira.
- Comece como aprendiz: Tire o máximo de proveito de um aprendizado com um alfaiate que já esteja consolidado no negócio há mais tempo que você. Será uma ótima oportunidade para treinar as habilidades necessárias para o seu negócio. Além disso, esta experiência agregará valor ao seu currículo.
- Pratique em lojas de varejo: Trabalhar com o público, praticar vendas e atender clientes pode ser muito benéfico em longo prazo. Experiência de trabalho em varejo faz diferença no seu currículo caso sua intenção seja se candidatar a um emprego como alfaiate profissional.
- Esteja em constante aperfeiçoamento: A formação profissional de fato ajuda, mas para se tornar um excelente profissional, em qualquer segmento, a prática é a chave para o alto desempenho. Excelência é o que fazemos por repetição, portanto, quanto mais prática, melhor será o desempenho. A sua autoformação possui um papel muito importante, caso queira ser um profissional independente.
- Domine as ferramentas: antes de iniciar sua carreira como alfaiate, é imprescindível que você possua experiência suficiente com as ferramentas utilizadas nesta profissão.